Hospital Central de Maputo - HCM

Hospital Central de Maputo - HCM

Compartilhar

O Hospital Central de Maputo ė um hospital público de referência, elevado nível de competência, e oferece atendimento bem como campo de desenvolvimento de

O Hospital Central de Maputo (HCM), foi criado através do Decreto-Lei n.º 8/75 de 18 de Janeiro e redefinido pelo Decreto n.º 31/2018 de 25 de Maio. ​NUIT:​ 5️⃣0️⃣0️⃣0️⃣0️⃣4️⃣9️⃣7️⃣5️⃣
​
🅲🅻🅸🅽🅸🅲🅰 🅴🆂🅿🅴🅲🅸🅰🅻: 849007911, 849007418

10/09/2026
Photos from Hospital Central de Maputo - HCM's post 08/09/2026

AVC: 3 NOVOS PACIENTES CHEGAM TODOS OS DIAS NO DEPARTAMENTO DE MEDICINA FÍSICA E REABILITAÇÃO DO HCM

O Departamento de Medicina Física e Reabilitação do Hospital Central De Maputo, regista três (03) novos casos do AVC, numa média de mais de cem (100) pacientes atendidos por dia, entre eles crianças e adultos.

A informação foi partilhada nesta terça-feira, (08.09) pelo Director do Departamento Lodovino Mungoi, nas celebrações alusivas, ao dia mundial da fisioterapia que hoje se assinalam.

Segundo Mungoi, o principal desafio enfrentado pela classe, reside na necessidade de expandir o número de profissionais formados.

"O número de fisioterapeutas que temos a nível do hospital é muito reduzido, o recomendado seria termos, pelo menos, um profissional em cada departamento clínico, e a nível do nosso sector por conta do fluxo diária dos pacientes, deveríamos ter mais integrantes, o rácio atual acaba por condicionar o tempo ideal que deveríamos disponibilizar a cada doente".

No entanto, a fisioterapia é uma ciência que usa o movimento para devolver, manter e restaurar a capacidade funcional do doente, servindo-se de meios físicos e naturais para o tratamento, com o objectivo de proporcionar melhor qualidade de vida e bem-estar aos utentes.

Porém, o AVC, a paralisia cerebral infantil e as fracturas, constituem patologias com maior prevalência no sector, sendo que, nos últimos tempos, os casos de AVC, afectam a camada juvenil de até quarenta (40) anos de idade, facto que preocupa ainda mais as autoridades de saúde, elevando de forma urgente, a adopção de um estilo de vida saudável e um diagnóstico precoce.

Falando concretamente da prevenção, o destaque vai para prática regular de exercícios físicos, ingestão de água, alimentação equilibrada, não ingerir bebidas alcoólicas, não fumar, dentre outros cuidados.

Sob o lema, o papel da fisioterapia e da actividades física na prevenção, tratamento e reabilitação das doenças cardiovasculares e do acidente vascular cerebral AVC, o evento foi marcado por palestra, testemunhas e a prática de actividade física, e, contou com a presença do Director Clínico desta unidade hospitalar, Dércio Fernades, Directora de Enfermagem, Carla Chival, profissionais de saúde dos diversos Departamentos e Serviços, bem como utentes.

04/09/2026

ALERTA AOS PAIS E EDUCADORES: CORPO ESTRANHO EM CRIANÇAS

04/09/2026

ALERTA AOS PAIS E EDUCADORES: CRESCE O NÚMERO DE CRIANÇAS COM CORPO ESTRANHO NO HOSPITAL CENTRAL DE MAPUTO

O Serviço de Urgências do Hospital Central de Maputo registou só no primeiro semestre deste ano, uma média de quatrocentos e oitenta e três (483) casos de crianças com "corpo estranho" no organismo, um acréscimo alarmante de noventa e oito (98) vítimas em comparação ao igual período do ano passado, uma situação que preocupa as autoridades de saúde.

No entanto, corpo estranho é inserção de objecto ou qualquer outra substância de origem externa no organismo através dos orifícios como boca, narinas, ouvidos e ou pele, causando lesão e ou desconforto no indivíduo.

Dos casos registados nesta unidade, o destaque vai para inserção de objectos comuns que muitas vezes f**am ao alcance dos petizes como brinquedos, missangas, pilhas de relógios e remotos, botões, moedas, tampas de garrafas e espinha de peixe, sendo idades mais afectadas, dezoito (18) meses até seis (06) anos, o que preocupa ainda mais as autoridades de saúde pois, em alguns casos pode levar a uma intervenção cirúrgica e ou mesmo morte, dependendo da sua localização.

Segundo Dino Lopes, Especialista em Emergências Médicas no Hospital Central de Maputo, um objecto preso na garganta pode bloquear o oxigénio e tirar a vida da criança em menos de uma hora.

"O corpo estranho causa lesão ou desconforto no indivíduo e tratando-se de idade pediátrica, a situação f**a ainda mais alarmante pois, se o objecto f**a preso na garganta por exemplo, a criança deixa de respirar, e sem devido controlo ou uma rápida intervenção, em menos de vinte minutos, pode perder a vida. Temos também a situação das pilhas dos relógios e remotos dos carros, essas pilhas ao serem engolidas e entrar em contacto com os fluidos do corpo, elas podem explodir e causar queimaduras graves a nível da garganta da criança, comprometendo não só a passagem do ar e do oxigénio, mas, também dos alimentos". Explicou o Médico".

Como métodos de prevenção, o emergencista sublinha que, os pais ou educadores devem afastar todo o tipo de objectos supracitados ou outro tipo de substâncias que possam perigar a saúde e a vida dos menores, prestando mais atenção em sinais de alerta como dor ou perda de audição de forma súbita, bloqueio respiratório, emissão de sons estranho através da boca ou narinas, ou qualquer outro tipo de desconforto, levando a criança ou a vitima de imediato a um hospital mais próximo.

No entanto, o aumento de casos nesta unidade sanitária é um sinal que convida a sociedade no geral a reforçar a vigilância, criando ambientes seguros para as crianças, pois, um minuto de distração pode virar um momento trágico para uma família.

28/08/2026

FASE DE RECRUTAMENTO
WORKSHOP DE ENDOSCOPIA

28/08/2026

ATENÇÃO, ATENÇÃO...

28/08/2026

Capacitação dos Médicos no Manejo da Doença Renal Crónica.

Photos from Hospital Central de Maputo - HCM's post 28/08/2026

HCM CAPACITA MAIS DE 150 MÉDICOS NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DA DOENÇA RENAL

O Hospital Central de Maputo realizou entre os dias 24 e 26 de agosto de ano em curso, um treinamento clínico, focado no diagnóstico e tratamento da doença renal crónica, envolvendo mais de cento e cinquenta (150) Médicos Residentes e de Clínica Geral dos Hospitais Gerais, Provinciais e Centros de Saúde do Grande Maputo.

A actividade que é promovida pelo Serviço de Nefrologia do HCM, visa dotar os médicos de habilidades e conhecimentos suficientes para diagnosticar e tratar em todas as fases a doença renal, num momento em que se regista no país, uma transição epidemiológica de doenças transmissíveis ou infectocontagiosas, para doenças não transmissíveis com destaque para a hipertensão arterial, diabetes, cancro, trauma, bem como a doença a própria doença renal crónica.

Segundo a Directora do Serviço de Nefrologia (Hemodiálise) Madalena Manjate, a doença renal é silenciosa até atingir o grau três (03), daí que, sustenta a necessidade de um diagnóstico precoce e prevenção para que o doente não chegue a uma fase avançada, devendo este, prestar atenção aos sinais de alerta tais como: urinar com frequência no período noturno, (mais de três interrupções numa noite), urina com espuma, inchaço no corpo, cansaço, anemia, falta de apetite, dentre outros.

Durante os dois dias de formação, foram levados ao painel de debate temáticas relacionadas com a Hipertensão e Diabetes no Doente Renal Crónico, Rim no HIV, Nefrotóxicidade, Lesão Renal Aguda, Nutrição, Critérios de Referência e Contrareferência.

Quer que o seu negócio seja a primeira Empresa De Saúde E Beleza em Maputo?
Clique aqui para solicitar o seu anúncio patrocinado.

Categoria

Endereço


Avenida Agostinho Neto Nº164
Maputo
1100