Dr. Guilherme Tiburtino - Urologista

Dr. Guilherme Tiburtino - Urologista

Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from Dr. Guilherme Tiburtino - Urologista, Doctor, Rua Cel MontAlverne, .

20/09/2023

A vasectomia é um procedimento cirúrgico que pode sim, ser revertido.

No entanto, é importante esclarecer que quanto mais passa o tempo da realização da vasectomia, menor são as chances de o espermograma apresentar resultados satisfatórios.

Estudos apontam que reversões feitas entre 3 e 4 anos após a vasectomia, apresentam 90% de chance de boa manutenção dos es***matozoides. Após 5 anos de realização do procedimento, o sucesso da reversão pode ser duvidoso, uma vez que se formam obstruções no ducto que transporta o es***matozoide. É possível fazer uso de algumas técnicas cirúrgicas que possibilitam desviar dessas obstruções, no entanto, ainda sem garantida de um bom espermograma.

Vale lembrar que o procedimento de reversão não é tão simples quanto a vasectomia, então, é importante tirar todas as dúvidas, discutir sobre o assunto com o parceiro(a), para não haver arrependimentos futuros.

Sempre importante ter uma consulta com um urologista, profissional que poderá prestar todas as orientações necessárias para esse caso.

🩺
Dr Guilherme Tiburtino
Médico Urologista
CRM 13853-CE | RQE 9510

________
́stata *s

13/09/2023

A gente já pode adiantar a resposta: normal não é!

- Perder um pouco de xixi ao tossir até pode ser comum, mas não deve ser entendido como normal.

- Ainda que os escapes sejam pequenos eles já são considerados como Incontinência Urinária.

- A incontinência urinária possui alguns níveis, mas o que importa saber é que todas elas têm tratamento.

- Independente da idade, é possível reverter o quadro e garantir que o paciente tenha qualidade de vida e se sinta seguro e confortável com o seu corpo.


🩺
Dr Guilherme Tiburtino
Médico Urologista
CRM 13853-CE | RQE 9510

________
́stata *s

12/09/2023

Dia do Urologista
12 de Setembro

Atender com atenção e responsabilidade não é apenas um dever, mas uma satisfação e missão para toda a vida.

Nesta data, parabenizo meus colegas de profissão, em especial meu pai, pela dedicação e todo o trabalho realizado diariamente. Também agradeço aos pacientes por toda a confiança contínua em meu trabalho.

O cuidado com a saúde do sistema reprodutor e urinário é essencial para a saúde e bem-estar de toda a população.

____
́stata *s *s *s

08/09/2023

Reposição hormonal masculina ainda é um tabu na sociedade e um assunto pouco falado entre os homens. O fato é que cerca de 15% dos homens na faixa etária de 50 a 60 anos possui deficiência na produção de testosterona, em função do avanço da idade.

Por isso, se você apresenta sinais e sintomas como: Baixa libido, dificuldade de ereção, irritabilidade excessiva e queda repentina de pelos pelo corpo, você deve procurar um urologista para uma avaliação.

A reposição de testosterona é simples e costuma apresentar resultados muito positivos na melhora dos sintomas.




🩺
Dr Guilherme Tiburtino
Médico Urologista
CRM 13853-CE | RQE 9510

________
́stata *s

23/08/2023

Muitos são os mitos populares sobre a saúde do homem.

Mas está na hora de desacreditar de vários deles. Leia abaixo os 5 mitos mais comuns sobre o assunto. Compartilhe esse conteúdo com quem está precisando ler sobre isso 😉

1º O câncer de próstata não afeta homens jovens: ainda que a prevalência maior seja em homens com idade mais avançada, cada vez mais casos em jovens vem surgindo.

2º A saúde sexual masculina é apenas sobre desempenho: a verdade é que a saúde sexual masculina abrange muito mais que apenas desempenho. Envolve também bem-estar físico, emocional e relacional. Situações como disfunção erétil, baixa libido e infertilidade devem ser analisados de forma mais ampla.

3º Todos os problemas de urina são causados pela próstata: apesar de ser a causa mais comum, existem ainda outros fatores como, infecções urinárias, distúrbios de bexiga ou problemas neurológicos.

4º Homem não precisa se preocupar com saúde mental: Talvez seja a ideia mais equivocada com a saúde masculina. Homens precisam sim, estar atentos a alterações emocionais e é preciso encoraja-los a buscar ajuda profissional sempre que alguma situação esteja mais exacerbada.

5º Homens não precisam fazer exames preventivos: Esse conceito equivocado pode levar homens a negligenciarem sinais de alerta para doenças como câncer, que possuem chances infinitamente maiores de cura, se descobertos nas fases iniciais.

Precisa de ajuda? Conte conosco! Agende uma avaliação


🩺
Dr Guilherme Tiburtino
Médico Urologista
CRM 13853-CE | RQE 9510

________
́stata *s

16/08/2023

A resposta para essa pergunta é: NEM SEMPRE!

Isso porque, a principal ação durante uma crise é o controle da dor, através de medicamentos e acompanhar se algum cálculo será expelido pela uretra, juntamente com a urina.

No entanto, em casos mais graves, quando a dor não cessa com medicamentos, intervenção cirúrgica por ser uma opção.

Ainda que a crise esteja controlada, mas o cálculo renal seja maior que 5 milímetros ou exista infecção urinária associada, a cirurgia poderá ser indicada como tratamento.

Avalie sempre com um especialista!

🩺
Dr Guilherme Tiburtino
Médico Urologista
CRM 13853-CE | RQE 9510

________
́stata *s

Photos from Dr. Guilherme Tiburtino - Urologista's post 13/08/2023

Gostaria de Desejar um Feliz Dia dos Pais ao meu Grande Pai, amigo e colega de especialidade (Dr Severino) e agradecer a Deus aos meus filhos que me mostram todo dia o real sentido da vida! 💙

09/08/2023

Apesar de ser um procedimento cirúrgico de baixa complexidade, muitos homens ainda desconsideram esse método pelo temor de impacto negativo no desempenho sexual.

O fato é que não há evidências científicas sobre prejuízos a ereção, libido ou qualquer outra questão sexual.

O procedimento é rápido, realizado em caráter ambulatorial, ou seja, não requer internação em ambiente hospitalar e os cuidados pós procedimentos são poucos e muito simples.

Se você tem dúvidas ou medo sobre vasectomia, agende uma consulta e converse com o seu urologista abertamente sobre isso. Ele pode te ajudar nessa decisão!


🩺
Dr Guilherme Tiburtino
Médico Urologista
CRM 13853-CE | RQE 9510

________
́stata *s

03/08/2023

Que o tabagismo é um hábito prejudicial a nossa saúde, todos sabemos. Que o mal que ele causa é sistêmico em nosso corpo, também sabemos!

Mas especificamente para o sistema urológico, o consumo de ci****os pode acarretar em cânceres de bexiga e renal, além de infertilidade e disfunção erétil.

Isso porque, o acumulo de substâncias tóxicas absorvidas ao fumar, causa danos aos rins e bexiga, além de diminuir a qualidade do es***ma.

Se você é fumante, considere urgentemente a mudar seus hábitos. Busque ajuda médica e aposte na sua qualidade de vida!




🩺
Dr Guilherme Tiburtino
Médico Urologista
CRM 13853-CE | RQE 9510

________
́stata *s

28/07/2023

Há 4 anos cumprindo o que prometemos um ao outro neste exato momento. Te amo! ♥️

26/07/2023

Fazer xixi para garantir antes de sair de casa é um hábito comum. No entanto, não indicado.
Urinar mesmo sem necessidade antes de sair de casa, antes de uma reunião, antes de ir ao cinema, repetidos sistematicamente, reduz a capacidade de armazenamento da bexiga, que é um musculo elástico e precisa ser “exercitado”.

Por isso, não torne um hábito fazer xixi sem sentir vontade. A saúde da sua bexiga agradece!




🩺
Dr Guilherme Tiburtino
Médico Urologista
CRM 13853-CE | RQE 9510

________
́stata *s

19/07/2023

A clamídia é a Infecção Sexualmente Transmissível (IST) com maior prevalência no mundo, podendo afetar homens e mulheres. Ela é causada por uma bactéria e atinge principalmente a uretra e órgãos genitais.

Nos homens, a clamídia costuma ser assintomática no início, mas quando se manifesta costuma causar nos homens ardência ao urinar, corrimento uretral e dor nos testículos.

A boa notícia é que a infecção pode ser completamente curada com tratamento medicamentoso. Por isso, não deixe de procurar um urologista ao menor sinal de qualquer um dos sintomas citados acima.

E o principal: Use ca*****ha! Essa é a forma mais segura e simples de evitar a contaminação por clamídia.


🩺
Dr Guilherme Tiburtino
Médico Urologista
CRM 13853-CE | RQE 9510

________
́stata *s

12/07/2023

Confira abaixo, 5 verdades sobre a impotência sexual:

1 A impotência sexual também é conhecida como disfunção erétil. É uma condição comum que afeta muitos homens no decorrer de suas vidas. Não é um problema incomum ou algo para lhe causar vergonha.

2 A impotência sexual pode ter várias causas como problemas vasculares, diabetes, doenças cardíacas, tabagismo e obesidade. No entanto, fatores psicológicos são os maiores causadores da impotência. São eles estresse, ansiedade, depressão e até problemas de relacionamento com o(a) parceiro(a).

3 A impotência sexual não define a sua masculinidade ou seu valor quanto homem. É uma condição médica, tratável e com grandes chances de cura. É importante para o homem ser acolhido nessa hora, de forma que possam conversar abertamente sobre a situação.

4 Existem várias opções de tratamento disponíveis, incluindo medicamentos, terapia sexual, terapia de casal, mudanças nos hábitos que possam ser prejudiciais. Em casos mais complexos, existe terapias à vácuo ou até mesmo implantes penianos, nos casos mais graves.

5 Se você está enfrentando esse problema, busque ajuda profissional.

🩺
Dr Guilherme Tiburtino
Médico Urologista
RQE 9510

________
́stata *s

05/07/2023

Sobral 250 anos de lindas historias! 💙

Orgulho de ser sobralense!

28/06/2023

Durante a gravidez o corpo da mulher passa por muitas mudanças, para que seja capaz de gerar uma nova vida.

Dentre essas mudanças, está a dilatação das vias urinárias, o que favorece o aumento da formação de cristais na urina, responsáveis pela formação das pedras nos rins.

No entanto, o corpo realiza uma autorregularão aumentando a produção de citrato, responsável pela proteção do organismo na formação dessas pedras.

Por isso, gestantes não possuem maior incidência para a formação de pedras nos rins. Isso pode acontecer por outros fatores, aleatórios à gestação.

🩺
Dr Guilherme Tiburtino
Médico Urologista
RQE 9510

________
́stata *s

26/06/2023

Bexiga neurogênica é conhecida pela incapacidade de controlar o ato de urinar, devido a uma disfunção da bexiga ou do esfíncter urinário.

As causas mais frequentes são lesões no sistema nervoso central, hiperplasias de próstata e estenose uretral.

Dois são os tipos de bexiga neurogênica:

- Hipoativa: quando os músculos não conseguem contrair no momento adequado;

- Hiperativa: quando existe contração excessiva dos músculos e perda involuntária de urina.

Existe tratamentos que podem minimizar ou melhorar os sintomas, no entanto, é preciso identificar o tipo de bexiga neurogênica, bem como, o quadro clínico do paciente.

Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco.

🩺
Dr Guilherme Tiburtino
Médico Urologista
RQE 9510

________
́stata *s

14/06/2023

É MITO ❌ que infecções urinárias são transmitidas durante o s**o. O fato é que o ato sexual pode aumentar o risco do desenvolvimento de uma infecção urinária, principalmente em mulheres, por questões anatômicas. A uretra feminina é muito mais curta em comparação à do homem, o que facilita que bactérias cheguem até a bexiga.

Como modo preventivo, é orientado às mulheres que faça xixi após o ato sexual, o que facilita a expulsão das bactérias que estavam na uretra.

Quer saber mais? Entre em contato conosco!


Dr Guilherme Tiburtino
Médico Urologista
RQE 9510

________
́stata *s

12/06/2023

Vou namorar você o resto da vida!

Te amo! ♥️

09/06/2023

No ano de 2022, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) registrou 11 mil casos de câncer na bexiga no Brasil. A doença ainda é considerada rara, frente a outros tipos de câncer com maior incidência, no entanto, é uma doença agressiva.

Por isso, é importante a conscientização da população para os sinais de alertas que podem indicar uma alteração no funcionamento desse órgão. São eles:

- Dificuldade ou dor ao urinar;
- Sangue na urina;
- Perda de peso repentina;
- Dor lombar;
- Fraqueza generalizada.

Perceba que são sintomas pouco específicos e podem ser confundidos com infecção urinária ou pedras nos rins. Por isso, a busca por avaliação médica especializada é sempre o melhor caminho.

Agende a sua consulta!


Dr Guilherme Tiburtino
Médico Urologista
RQE 9510

________
́stata *s

14/05/2023

Aquelas que merecem que todos os dias sejam delas.

Feliz dia das Mães! 🌸💓🌹

________

12/05/2023

O espermograma é um exame laboratorial utilizado com o objetivo de avaliar o estado do sistema reprodutivo e investigar a produção de es***matozoides.

Esse tipo de procedimento é realizado por intermédio de uma amostra coletada pelo próprio paciente para que seja averiguado desde o aspecto do conteúdo ejaculatório até a quantidade e as condições que se encontram os es***matozoides.

Essa análise é realizada de acordo com as diretrizes definidas pela Organização Mundial da Sáude.

Além de ter a função principal de verificar a fertilidade masculina, esse tipo de exame também é utilizado para detectar outros fatores capazes de afetar a saúde do homem, como as doenças relacionadas à próstata e o funcionamento dos testículos após a realização de cirurgia de vasectomia.

Nós sabemos que uma parcela significativa dos casais apresentam dificuldades para engravidar após um ano de relações se***is desprotegidas, e o fator masculino é um dos responsáveis para que não seja realizada a concepção. Por esse motivo, torna-se necessária uma investigação completa da fertilidade do homem por intermédio da indicação de um urologista ou especialista em reprodução masculina.

_______
́stata # *s

10/05/2023

Afinal, qual a função da próstata?

Junto com outras estruturas, a próstata faz parte do sistema reprodutor masculino. É responsável pela produção de um líquido, que juntamente com o líquido seminal e os es***matozoides, formam o sêmen.

Esteja atento a alguns sintomas que podem ser um alerta para o mau funcionamento da próstata:

- Dificuldade para começar urinar;
- Sensação de bexiga cheia;
- Presença de sangue no sêmen;
- Vontade frequente para urinar.

Na presença de algum desses sintomas, procure avaliação médica com um urologista.


Precisa de ajuda? Conte comigo!

Dr Guilherme Tiburtino
Médico Urologista
RQE 9510

________
́stata *s

08/05/2023

A gente sabe o quão desafiador pode ser conviver com a incontinência urinária. Por isso, compartilhamos 5 dicas que podem ser muito úteis:

1 🔹Fortalecimento de muscular pélvica: conhecidos como exercícios de Kegel, consiste no fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico que são importantes no controle da micção. Basicamente, o exercício consiste em contrair os músculos dessa região, como se você fosse interromper o fluxo da urina. Repita várias vezes durante o dia ou dedique alguns minutos do seu dia para fazê-lo.

2 🔹 Esteja com um peso adequado: excesso de peso corporal sobrecarrega os músculos pélvicos, fazendo com que a bexiga tenha que sustentar um peso maior do que o necessário, piorando, ao longo do tempo, a incontinência urinária.

3 🔹 Fique atento a quantidade de cafeína consumida por dia: a cafeína aumenta a produção de urina, podendo causar irritação na bexiga. Reduza a quantidade de alimentos que possuem cafeína e observe se ocorre melhora dos sintomas.

4 🔹 Faça uso de absorventes: não deixe que a incontinência abale a sua confiança e auto estima. Enquanto você busca o tratamento adequado e observa a melhora dos sintomas, faça uso de absorventes durante o dia. Existem vários modelos, certamente algum pode ser útil para você.

5 🔹Considere fisioterapia pélvica: um fisioterapeuta especializado poderá auxiliar, mediante avaliação, na indicação de outros exercícios que possam melhorar a sua saúde pélvica.

Precisa de ajuda? Conte comigo!

Dr Guilherme Tiburtino
Médico Urologista
RQE 9510

________
́stata *s

Photos from Dr. Guilherme Tiburtino - Urologista's post 05/05/2023

Conheça 6 principais doenças do Sistema Urinário.

Arraste para o lado e confira! ⬅️

Você já conhecia alguma? Deixe um comentário. 💬

________
́stata *s

Photos from Dr. Guilherme Tiburtino - Urologista's post 03/05/2023

Lei sobre a 𝗩𝗔𝗦𝗘𝗖𝗧𝗢𝗠𝗜𝗔

👈🏻 Arraste para o lado e confira!

_______
́stata #

Photos from Dr. Guilherme Tiburtino - Urologista's post 28/04/2023

Esse problema pode afetar a vida sexual e autoestima de boa parte dos homens.

Mas você sabia que alguns hábitos e comportamentos são capazes de contribuir para o desenvolvimento ou agravamento da ejaculação precoce?

👈🏻Arraste para o lado e saiba o que pode causar essa condição

_______
́stata #

24/04/2023

Você já sentiu alguma dor no testículo? Fique atento!

Esse incômodo pode ser indicio de algo não esta normal!

A dor no testículo, também denominada de orquialgia é um dos sintomas mais comuns apresentados pelos homens, e umas das causas mais frequentes de visitas ao urologista.

Na maioria dos casos, a sensação dolorosa se apresenta de maneira aguda ou crônica, que pode ou não, perdurar por vários dias.

Em geral, a dor nos testículos não oferece maiores preocupações. No entanto, existem algumas disfunções que necessitam da atenção do paciente e da avaliação com o especialista para realizar o devido diagnóstico e o tratamento adequado.

_______
́stata #

19/04/2023

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), cerca de 1000(mil) homens têm o p***s amputado parcial ou totalmente a cada ano.

Mas você sabe por que isso acontece?

Infelizmente vários tabus ainda cercam a população masculina quando o assunto é higiene básica e urologia. Por esse motivo, muitos homens deixam de lado os hábitos de limpeza e não realizam as consultas necessárias para prevenir ou tratar doenças que podem afetar sua saúde.

Apesar de raro, o câncer de p***s pode ser umas das principais consequências dessa negligência. Logo, a principal maneira de prevenção é através da higienização adequada, principalmente após as relações se***is ou masturbação.

Outra maneira de evitar o câncer de p***s é realizar a cirurgia de postectomia, caso seja necessária, para que seja possível retirar o excesso de pele da glande capaz de impedir a higienização correta da região.

Cuidar da higiene e realizar as consultas regulares com urologista é a melhor alternativa para garantir bem estar e qualidade de vida. Agende uma consulta!

́stata *s

Photos from Dr. Guilherme Tiburtino - Urologista's post 14/04/2023

Já ouviu falar em Hidronefrose?

Trata-se da dilatação do rim causada por obstrução na via urinária, tubo que liga o rim à bexiga (uréter).

́stata *s

Website