ICine

ICine

Comments

Atenção!
Você é um trabalhador da cultura do interior ou litoral paulista e foi contemplado nos editais ProAC Expresso Direto Nº 39/2021 e/ou ProAC Expresso Lab Nº 42/2020?

Seu vídeo trata de aspectos técnicos e artísticos do Cinema e/ou do Audiovisual ou de alguma forma pode contribuir para o desenvolvimento do Cinema/Audiovisual fora da capital?

O GT de Formação da ICine convoca a todos que tenham interesse em veicular, no nosso canal no YouTube, vídeos produzidos a partir destes editais e que se encaixem nas perguntas acima.

Através do programa “Forma ICine”, o GT se propõe a colaborar para a fruição do conhecimento não somente entre seus membros, mas por todo o Estado, amplif**ando as possibilidades de visualização dos vídeos, além de acolher a produção sobre formação de seus membros.

A convocatória f**a aberta de 17 a 31 de maio. Maiores informações e inscrição acessar: https://bit.ly/formaicine

Desenho: .cafe.1727
Arte:

Nesta quinta, 12/05, o GT Circulação Alternativa volta ao ar com mais uma sessão do Cineclube Conexões Interioranas. Bora falar de cinema de guerrilha?

Os cineastas Vitor AC, Fabrício Mafezoli e Milton Santtos estarão conosco para um bate-papo sobre os filmes que serão exibidos e sobre suas trajetórias. A mediação será de Victor Fisch.

🎬 Fugiu da Cabeça, de Vitor AC. Agudos/SP. 04’
Sinopse: Um rapaz esquece o que foi buscar na geladeira.

🎬 Algum Dia, de Vitor AC. Agudos/SP. 07’
Sinopse: Estar preso é ruim. Mas a liberdade pode se manifestar das mais diversas formas...

🎬 Milton – Cineasta da Vila, de Fabrício Mafezoli. São Bernardo dos Campos/SP. 26’
Sinopse: Com mais de 20 filmes lançados de maneira independente, a vontade de fazer cinema é o que move o cineasta Milton Santtos, morador da comunidade Vila São Pedro, em São Bernardo do Campo. “Milton - O Cineasta da Vila” narra a trajetória deste realizador desde a infância apaixonada pelo cinema até a superação dos obstáculos para conseguir produzir e exibir seus filmes.

📌 12/05 às 19h em https://youtube.com/icine

Bora tirar os filmes e séries do HD?

Cineastas do interior e litoral paulista, o GT de Circulação Alternativa da ICine, abre novo levantamento de filmes, sejam, curtas, médias ou longas - metragens, e também séries e webséries. Essas obras devem ter sido produzidas ou rodadas no interior e litoral do Estado de São Paulo.

Este levantamento será disponibilizado para cineclubes do interior, como o Cineclube Conexões Interioranas, organizado pelo GT, e também para as Mostras e ações de difusão produzidas pela ICine. Os filmes só serão exibidos após contato e autorização de seus realizadores(as).

O formulário estará disponível para preenchimento até o dia 02 de junho pelo link: https://forms.gle/8RV2As4dRzfLpqkD7

Venha fazer parte do 2º número da Revista Tintura de Amora!

Neste segundo número da Revista, que é um projeto do GT Preservação & Pesquisa da ICine, buscamos trazer reflexões sobre o trabalho desenvolvido por pesquisadores/as e cineastas militantes que utilizaram ou vem utilizando o audiovisual como ferramenta de luta e resistência.

Com o tema "Ativismo e cinema - histórias escondidas no sertão-mar dos interiores e litorais", pretende-se dar visibilidade a reflexões sobre os modos de articulação entre estética e política, engajamento militante e audiovisual, invenção formal, ativismo e as práticas cinematográf**as que emergiram nas últimas décadas, presentes no cinema produzido no interior e litoral paulista.

A revista está aberta para textos em formato de artigos, ensaios, entrevistas e análises sobre filmes de longas e curtas-metragens e sobre instalações audiovisuais que tenham como tema lutas envolvendo moradia, racismo, diversidades, decolonização, migração, gênero, direito à terra e educação, entre outras militâncias políticas, tendo como recorte geográfico o olhar para o interior e litoral do estado de São Paulo e seus/suas realizadores/as.

Receberemos artigos para o segundo número da Revista Tintura de Amora até 15 de junho de 2022.

Para submeter uma proposta à avaliação, o artigo deve estar formatado dentro das normas divulgadas no “Modelo para submissão de artigos” (https://bit.ly/3xKgG6f) e deve ser enviado ao e-mail [email protected] com o assunto “Submissão Revista Tintura de Amora nº2”.

Os artigos passarão pela avaliação da Comissão Editorial, em sistema de avaliação dupla sem identif**ação de autoria.

Arte: , colagem feita a partir da foto de Giovani Gasparetto do filme Selvagens de Diego da Costa.

Fechando o mês de março teremos nesta quinta, 24, uma sessão do Cineclube Conexões Interioranas apenas com diretoras do interior.
Serão exibidos os curtas:

🎬 Terra Fértil em Tempo de Maré Cheia, Karen Furbino.
Sinopse
O nascimento é, em muitos povos, um momento de celebração e culto. No entanto, com o passar dos anos, a hospitalização do parto foi destruindo boa parte das raízes que nos ligavam à cultura ancestral. O documentário aborda histórias de mulheres que exerceram o ofício de partejar e trouxeram conhecimentos que vão além da formação obstétrica, apresentando o parto de forma natural e humanizada. A relação entre parteira e parturiente, as soluções não medicalistas e a espiritualidade aparecem como caminhos para a liberdade feminina ao mesmo passo em que representam uma conexão com a ancestralidade apagada pelo tempo.

🎬 Amor que não ousa dizer seu nome, Bárbara Roma.
Sinopse - A partir do encontro entre Leila e Michela, elas buscam na solidão uma da outra o desejo que surge de um sentimento inesperado.

Ao final da sessão as diretoras estarão presentes para um bate-papo.

Esperamos vocês no youtube.com/icine às 19h.

https://www.youtube.com/watch?v=DkNHlvNsw64

Nesta segunda-feira, dia 7 de março, a partir das 18h, acontece o Webinário "Por dentro do edital de Novos Realizadores do Fundo Setorial do Audiovisual" com a produtora executiva Katia Ludemann

Venham!
Marca na agenda! 📆

Na próxima segunda-feira, dia 7 de março, a partir das 18h em nosso canal do youtube (link na bio) acontece o Webinário "Por dentro do edital de Novos Realizadores do Fundo Setorial do Audiovisual" com !

Vamos falar os detalhes que podem fazer a diferença para esse edital!

Em parceria com o SESC Sorocaba () a ICine traz a “Mostra Interior em Expansão” apresentando filmes que contemplam a equidade e transversalidade de temas, formatos, linguagens e realizadores que estão transformando e criando a identidade do cinema interiorano.
Com curadoria do GT Circulação Alternativa a Mostra está dividida em 03 sessões e exibe 07 curtas.
.
Sessão 01: Imersão no Tempo
🎬Memórias
Direção: Guilherme Bonini | 15 min. | Araraquara | 2019
🎬Desvio
Direção: Flora Nakazone Soares | 9 min. | Ribeirão Preto | 2020
🎬DUDA
Direção: Carolina Lobo | 11 min. | Taubaté | 2021

Sessão 02: Etéreo Feminino
🎬 Sou Mulher e Não Serei Outra Coisa
Direção: Guilherme Xavier Ribeiro e Ricardo Bagge | 22 min. | Assis | 2021
🎬 Alcateia
Direção: Carolina Castilho | 18 min. | Indaiatuba | 2020

Sessão 03: Anti Monocromia
🎬 Cabeças Falantes
Direção: Natasha Rodrigues | 20 min. | Campinas | 2017
🎬 Contravozes
Direção: Rafael Ghiraldelli | 19 min. | Campinas | 2021

🗓️16 a 18 de fevereiro às 20h
📍 youtube.com/sescsorocaba

Teaser:
𝗖𝗶𝗻𝗲𝗰𝗹𝘂𝗯𝗲 𝗖𝗼𝗻𝗲𝘅õ𝗲𝘀 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝗶𝗼𝗿𝗮𝗻𝗮𝘀 – quinta-feira, às 19h, no nosso canal no YouTube (link na bio).
Em fevereiro, o GT Circulação Alternativa traz 3 curtas rodados no interior e litoral de São Paulo na última década.

𝗘𝘁𝗲𝗿𝗻𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 (2016), Flávio Carnielli | Paulínia e Campinas - 13 min
Um casal separado pela morte é capaz de tudo para se reencontrar, até mesmo invocar a Deusa da Eternidade. Baseado no cinema expressionista alemão.
FLÁVIO CARNIELLI Mestre em História pela Unicamp. Desde 2008, escreveu, produziu e dirigiu cinco curtas metragens, um documentário e três longas. Seus curtas "Eternidade" e "Boneca" receberam prêmios e menções e seu último trabalho, Antônia, recebeu mais de 10 prêmios no ano de 2020. Em 2021, lançou o longa metragem “Fórmula Selvagem”.

𝗗𝗲𝘀𝗰𝗼𝗻𝗳𝗼𝗿𝘁𝗼 (2017), Daniel Bueno | Santos - 07 min
O curta é um terror experimental que trabalha com a intenção de passar o medo do desconhecido. Ele é uma forma de como o medo do que você vê e escuta pode incomodar. As imagens e personagens são interpretações do que pode assustar a pessoas.
DANIEL BUENO Roteirista/Produtor/Diretor é formado em Cinema e Audiovisual na São Judas/Unimonte em Santos
É fotógrafo especializado em ensaios femininos, autoral e publicidade. Faz parte do coletivo de terror HORRORCOLAB, é locutor e co-criador do projeto/série feita para o instagram 2 FRASES, 1 HISTÓRIA DE TERROR e criador da página do instagram de games voltados para o terror HORROR PLAY ZONE.

𝗩𝗶𝗹𝗮𝗿𝗲𝗷𝗼 𝗟𝗶𝗯𝗲𝗿𝘁𝗶𝗻𝗼 (2018), Danilo Morales | São José dos Campos - 19m 20s
Os religiosos Matheus e Magnus estão entre os últimos habitantes de um vilarejo amaldiçoado.
DANILO MORALES Foi membro da ABERST – Assoc. Brasileira de Escritores de Romance Policial, suspense e terror, e participou da Academia Joseense de Letras. Comanda a Psíquico Produções e é criador do grupo audiovisual ACPVP – Assoc. dos Cineastas e Produtores do Vale do Paraíba.

Fórum de Cinema do Interior Paulista: rede de cineastas, produtores e exibidores.

14/07/2022

A ICine esteve presente, no último dia 07 de julho, no Polo Audiovisual Público Municipal de Suzano.
Durante a visita ficou registrado o interesse de ambas as partes em se organizar ações de intercâmbios com difusão, exibição e distribuição, sediar encontros, debates, formações e também realização e produção de filmagens no Polo.
Inaugurado no dia 30 de abril, o Polo tem como objetivo fomentar a produção e difusão cinematográf**a e a capacitação e formação técnica do segmento.
Sua infraestrutura permite desde gravações de bandas e artistas em outras expressões e manifestações, programas de TV, podcasts, cenas de filmes e diversos tipos de vídeo. Além disso, o espaço está aberto para todas as pessoas interessadas não sendo de uso exclusivo para os munícipes de Suzano.
Mais um espaço que chega pra provar que o cinema está forte nos interiores e da importância de se investir fora dos grandes eixos.
E aproveitamos para reforçar a alegria de podermos somar com essa grande iniciativa pública.

📸 da esquerda para a direita: Rodrigo Campos (cineasta de Mogi), Herculano Oliveira (diretor do polo), Binho Riani Perinotto (consultor em políticas culturais), Walmir Pinto (vice-prefeito e secretário de cultura de Suzano), Renata Abreu (Polo de Suzano), Diego da Costa (cineasta e RP da ICine), Katherine Hajdu (secretaria de cultura de Suzano), Well Darwin (cineasta de São Bernardo) e Amaury Rodrigues (diretor de cultura de Suzano).

Photos from ICine's post 13/07/2022

Longas interioranos e uma conversa necessária

Durante o mês de junho tivemos o prazer de participar do Bate-papo de Cinema que realiza exibições de filmes seguidos de debates ao vivo no YouTube do Museu, buscando trazer membros da equipe dos filmes, pesquisadores da área, críticos de cinema, jornalistas e agentes cineclubistas para discutir sobre a obra e apresentar curiosidades da produção.

Nesta parceria, que teve curadoria do GT Circulação Alternativa da ICine, três longas-metragens de cineastas do interior paulista foram disponibilizados para serem assistidos online pelo público e na sequência rolou um bate-papo com os realizadores e convidados, que continua disponível no canal do MIS no YouTube e vale muito a pena conferir!

Os filmes exibidos foram:
🎬“Em Nome do Meu Povo”, Rodrigo Guim, 2019
O documentário é conduzido pela afegã Malalai Joya, ativista por justiça social, direitos humanos e diretos da mulher, que luta por paz, união dos povos e democracia em seu país.
Participaram do bate-papo: o diretor do filme, Rodrigo Guim, o cineasta Victor Fisch e Giuliana Monteiro, roteirista e diretora.

🎬 “Selvagem”, Diego da Costa, 2021
Sofia tem um objetivo muito claro: passar no vestibular, achar um emprego e sair de casa. Porém, quando a escola onde estuda é ocupada pelos seus amigos e colegas de classe, ela se vê em um dilema entre continuar estudando sozinha ou compartilhar seu conhecimento na transformação da escola.
Participaram do bate-papo: o diretor do filme, Diego da Costa, a produtora Cintia Marilia Santos Bertini e Giuliana Monteiro, roteirista e diretora.

🎬“Limiar”, Coraci Ruiz, 2020
Limiar é um documentário autobiográfico realizado por uma mãe que acompanha a transição de gênero de seu filho adolescente.
Participaram do bate-papo: Coraci Ruiz, diretora do filme, Raphael Paes da Silva, presidente do coletivo Kino-Olho de Rio Claro e Giuliana Monteiro, roteirista e diretora.

Photos from ICine's post 13/07/2022

Longas interioranos e uma conversa necessária

Durante o mês de junho tivemos o prazer de participar do Bate-papo de Cinema que realiza exibições de filmes seguidos de debates ao vivo no YouTube do Museu, buscando trazer membros da equipe dos filmes, pesquisadores da área, críticos de cinema, jornalistas e agentes cineclubistas para discutir sobre a obra e apresentar curiosidades da produção.

Nesta parceria, que teve curadoria do GT Circulação Alternativa da ICine, três longas-metragens de cineastas do interior paulista foram disponibilizados para serem assistidos online pelo público e na sequência rolou um bate-papo com os realizadores e convidados, que continua disponível no canal do MIS no YouTube e vale muito a pena conferir!

Os filmes exibidos foram:
🎬“Em Nome do Meu Povo”, Rodrigo Guim, 2019
O documentário é conduzido pela afegã Malalai Joya, ativista por justiça social, direitos humanos e diretos da mulher, que luta por paz, união dos povos e democracia em seu país.
Participaram do bate-papo: o diretor do filme, Rodrigo Guim, o cineasta Victor Fisch e Giuliana Monteiro, roteirista e diretora.

🎬 “Selvagem”, Diego da Costa, 2021
Sofia tem um objetivo muito claro: passar no vestibular, achar um emprego e sair de casa. Porém, quando a escola onde estuda é ocupada pelos seus amigos e colegas de classe, ela se vê em um dilema entre continuar estudando sozinha ou compartilhar seu conhecimento na transformação da escola.
Participaram do bate-papo: o diretor do filme, Diego da Costa, a produtora Cintia Marilia Santos Bertini e Giuliana Monteiro, roteirista e diretora.

🎬“Limiar”, Coraci Ruiz, 2020
Limiar é um documentário autobiográfico realizado por uma mãe que acompanha a transição de gênero de seu filho adolescente.
Participaram do bate-papo: Coraci Ruiz, diretora do filme, Raphael Paes da Silva, presidente do coletivo Kino-Olho de Rio Claro e Giuliana Monteiro, roteirista e diretora.



Marcar:






.rodrigo

Photos from ICine's post 12/07/2022

Assim foi o 3º Encontro de Cinema do Interior Paulista.

Durante os dias 1, 2 e 3 de Julho, representantes do cinema e do audiovisual do interior e litoral paulista estiveram na cidade de Assis para as atividades do 3º Encontro de Cinema do Interior Paulista, realizado pelo ICine.

Foram 3 dias intensos de programação cultural, técnico-formativa e política. Durante o encontro foram apresentados os debates e projetos realizados pelos GT’s do ICine, foi realizada a mostra Novo Cinema Interiorano, lançamento de livro e uma exposição especial de comemoração pelos 47 anos do Núcleo de Animação de Campinas.

No último dia do encontro, foi empossada a nova gestão que f**ará à frente dos trabalhos do ICine pelo próximo ano.

O 3° Encontro foi uma realização ICine, produção , apoio e , patrocínio .assis e , parceria .

Photos from ICine's post 30/06/2022

O audiovisual no interior é pulsante. O 3° Encontro traz também uma exposição/homenagem, livro e filmes em Realidade Virtual dentro de sua programação. 

🔹EXPOSIÇÃO: NÚCLEO DE CINEMA DE ANIMAÇÃO DE CAMPINAS
A exposição busca realizar uma homenagem ao Núcleo de Cinema de Animação de Campinas dirigido por Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi. Neste período de 47 anos o Núcleo construiu um acervo de mais de 300 curtas-metragens, além de dois longas produzidos de forma independente, comprometidos com a formação e em diálogo com o fazer das artes. A exposição irá acontecer na entrada do Cine Fema Piracaia, de modo que as pessoas, ao circular antes e após as mesas, exibições, oficinas, possam conhecer e apreciar o trabalho desses dois artivistas do cinema de animação.

🔹LANÇAMENTO DO LIVRO: CAMPINAS UM SÉCULO DE CINEMA (1923-2022), RAMIRO RODRIGUES (ORG.)
Ramiro Rodrigues é membro da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA), antropólogo de formação e mestre em Artes da Cena. Cineasta com cerca de 50 curtas e 7 longas no interior paulista, por meio de projeto contemplado pelo ProAC, coordenou o Restauro do Acervo do Museu da Imagem e do Som de Campinas no ano de 2019 e organizou o livro sobre o centenário do cinema campineiro. Para compor ”Campinas: Um Século de Cinema (1923-2022)”, Ramiro Rodrigues convidou jornalistas e cineastas, selecionou fotos e editorou vasto material, sendo obra de grande relevância na história do cinema brasileiro.

🔹EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS
Experiências Imersivas apresentará ao público uma série de obras em Realidade Virtual realizadas no interior de SP - Campinas, Sorocaba e Marília - nos últimos anos. Serão disponibilizados headsets Meta/Oculus Quest 2 para fruição de experiências que combinam arte e tecnologia em narrativas que prometem envolver seus usuários. Atividade promovida pelo GT de Tecnologias e Inovação.

O 3° Encontro é uma realização ICine, produção , apoio e , patrocínio .assis e , parceria .

Photos from ICine's post 30/06/2022

Photos from ICine's post

Photos from ICine's post 29/06/2022

... continuação da publicação anterior.
**PARTE 02**

🎬 Entre Santos I Alexandre Cruz e Felipe Filgueiras I Amparo I 2019
Sinopse: A narração tem como base um episódio extraordinário ocorrido na vida de um velho padre, quando era um jovem capelão da igreja de São Francisco de Paula, e que presencia uma conversa entre os santos da igreja.

🎬 Mulheres na Margem I Rogério Borges I Rio Claro I 2021
Sinopse: Um grupo de mulheres inicia uma comunidade entre um riacho e uma rodovia.

🎬 Rubinata I Maurício Squarisi I Valinhos I 2021
Sinopse: Esse filme se inspira na vida e na obra de Adoniran, cheio de licença poética. Começando por transformá-lo em mulher. Versos de suas músicas também são reescritos parodiando os originais. O desenho animado é todo feito em papel e finalizado com tecnologia digital.

🎬 Ser Lua e o Caçador de Estrelas I Rafaela Raspish I Valinhos I 2021
Sinopse:Um menino mora em sua casa no alto da colina, perto do lago e das estrelas. Morava com sua mãe, mas hoje mora com a saudade, pois ela se foi por conta da depressão. A mãe se matou no lago, de onde o menino tira as estrelas e faz um caminho para que ela volte para casa. Até que um dia um meteoro cai na floresta, de lá sai um monstro meio alien, que f**a cada vez maior quando se alimenta de estrelas. Mas tocado pela história do menino o Ser Lua desiste de comer estrelas e consequentemente some.

O 3° Encontro é uma realização ICine, produção , apoio e , patrocínio .assis e .

Photos from ICine's post 29/06/2022

Entre ficção e animação, alguns inéditos, vem de sete diferentes municípios do estado de São Paulo os filmes que compõem a 3ª Mostra ICine. Após a exibição teremos um bate-papo com os representantes dos filmes para uma grande troca de experiências.
**PARTE 01**

🎬 A Abdução de Pedro I Gustavo de Carvalho I Paraguaçu I 2022
Sinopse: Um homem que viveu a vida toda insatisfeito na cidade grande e recentemente se mudou para uma vida solitária no interior, procura desvendar um mistério.

🎬 Aliança por Eldorado I Marco Escrivão e Priscila Schmidt I São Carlos I 2022
Sinopse: O grande messias havia incorporado o Estado Suicidário, e em busca da salvação, este homem decidiu sereno que iria matar a tiros a mulher, a filha e a si próprio.

🎬 Ausências I Antônio Fargoni I São Carlos I 2021
Sinopse: No interior paulista, Glória visita a família e revisita suas ausências.

🎬 Cru I Diego Ruiz de Aquino I Campinas I 2022
Sinopse: Um sujeito vaga pela existência em busca de seu estado mais natural. Para encontrá-lo, precisará sublimar a própria realidade e as camadas sociais e culturais que o definem. Mas será que sob a sua superfície há alguma resposta além do vazio e da solidão?

🎬 Dia de Preto I Beto Oliveira I Piracicaba I 2022
Sinopse: Num futuro despótico, Carolina se prepara para o "Dia de Preto", ou Dia de Zumbi dos Palmares. Único dia onde as pessoas negras podem sair livremente para celebrar sua negritude. Mas como uma mulher preta de 65 anos pode f**ar bonita para um dia especial? O dia que poderá ir ao lugar onde seu filho foi morto por um segurança na frente de um shopping.

O 3° Encontro é uma realização ICine, produção , apoio e , patrocínio .assis e .

Photos from ICine's post 29/06/2022

Entre ficção e animação, alguns inéditos, vem de sete diferentes municípios do estado de São Paulo os filmes que compõem a 3ª Mostra ICine. Após a exibição teremos um bate-papo com os representantes dos filmes para uma grande troca de experiências.

🎬 Cru I Diego Ruiz de Aquino I Campinas I 2022
Sinopse: Um sujeito vaga pela existência em busca de seu estado mais natural. Para encontrá-lo, precisará sublimar a própria realidade e as camadas sociais e culturais que o definem. Mas será que sob a sua superfície há alguma resposta além do vazio e da solidão?

🎬 A Abdução de Pedro I Gustavo de Carvalho I Paraguaçu I 2022
Sinopse: Um homem que viveu a vida toda insatisfeito na cidade grande e recentemente se mudou para uma vida solitária no interior, procura desvendar um mistério.

🎬 Aliança por Eldorado I Marco Escrivão e Priscila Schmidt I São Carlos I 2022
Sinopse: O grande messias havia incorporado o Estado Suicidário, e em busca da salvação, este homem decidiu sereno que iria matar a tiros a mulher, a filha e a si próprio.

🎬 Ausências I Antônio Fargoni I São Carlos I 2021
Sinopse: No interior paulista, Glória visita a família e revisita suas ausências.

🎬 Dia de Preto I Beto Oliveira I Piracicaba I 2022
Sinopse: Num futuro despótico, Carolina se prepara para o "Dia de Preto", ou Dia de Zumbi dos Palmares. Único dia onde as pessoas negras podem sair livremente para celebrar sua negritude. Mas como uma mulher preta de 65 anos pode f**ar bonita para um dia especial? O dia que poderá ir ao lugar onde seu filho foi morto por um segurança na frente de um shopping.

O 3° Encontro é uma realização ICine, produção , apoio e , patrocínio .assis e .

Photos from ICine's post 28/06/2022

As rodas de conversas do 3º Encontro foram propostas pelos GTs e pelo Observatório e propõe um diálogo entre os convidados e o público presente sobre temáticas e experiências relevantes para o desenvolvimento do audiovisual interiorano.

🔹ATIVISMO E CINEMA – PROCESSOS E NARRATIVAS CONTRA HEGEMÔNICAS NO INTERIOR DE SÃO PAULO
Esta mesa propõe o debate sobre processos educativos de democratização do cinema, através da criação (oficinas) e circulação (cineclubes), além do resgate histórico de experiências que utilizaram o cinema como instrumento de luta.

🔹DISTRIBUIÇÃO, FOMENTO E TECNOLOGIAS - EXPERIÊNCIAS DE INOVAÇÃO NO CINEMA INTERIORANO
Associades ICine apresentam cases de inovação na cadeia audiovisual local e os convidados farão apontamentos de desafios e potencialidades a partir dos cases apontados. Ao final, uma sessão de perguntas e respostas será aberta para integrar o diálogo com o público presente à construção coletiva do saber.

🔹OBSERVO, LOGO (R)EXISTO!
O que podemos aprender mapeando nossas realidades? Como a coleta e a análise de dados sobre o nosso setor podem nos ajudar a fortalecer a produção audiovisual em nossos territórios? A diversidade de nossas obras, as peculiaridades de cada região e a singularidade de olhares e dos métodos de produção, devem ser (re)conhecidas para nos orientar na construção de políticas públicas eficientes. O Observatório ICine é esse espelho que nos projetará para o mundo, e que fortalecerá nossa identidade enquanto pessoas produtoras e realizadoras de audiovisual fora da capital. Venha participar dessa roda de conversa e fazer parte dessa construção.

O 3° Encontro é uma realização ICine, produção , apoio e , patrocínio .assis e .

Photos from ICine's post 24/06/2022

Falta uma semana!

Na próxima sexta, 01 de julho, começa o 3° Encontro de Cinema do Interior Paulista.

Serão 03 dias de programação incluindo rodas de conversa, exibição de filmes, shows, exposição e lançamento de livro.

Bora se juntar ao vivo!

As inscrições devem ser feitas pelo formulário https://forms.gle/CkZgUF7MHBekx45h6  (link na bio). Nele você encontra mais informações sobre o evento e hospedagem em Assis.

Dúvidas mande um DM.

O 3° Encontro é uma realização ICine, produção , apoio e , patrocínio .assis e .

20/06/2022

Vem aí o 3º Encontro de Cinema do Interior! De 1 a 3 de julho nos vemos em Assis.
As inscrições devem ser feitas pelo formulário: https://forms.gle/wKf3oASXkgPd67Wy6 (link na bio).

17/05/2022

Atenção!
Você é um trabalhador da cultura do interior ou litoral paulista e foi contemplado nos editais ProAC Expresso Direto Nº 39/2021 e/ou ProAC Expresso Lab Nº 42/2020?

Seu vídeo trata de aspectos técnicos e artísticos do Cinema e/ou do Audiovisual ou de alguma forma pode contribuir para o desenvolvimento do Cinema/Audiovisual fora da capital?

O GT de Formação da ICine convoca a todos que tenham interesse em veicular, no nosso canal no YouTube, vídeos produzidos a partir destes editais e que se encaixem nas perguntas acima.

Através do programa “Forma ICine”, o GT se propõe a colaborar para a fruição do conhecimento não somente entre seus membros, mas por todo o Estado, amplif**ando as possibilidades de visualização dos vídeos, além de acolher a produção sobre formação de seus membros.

A convocatória f**a aberta de 17 a 31 de maio. Maiores informações e inscrição acessar: https://bit.ly/formaicine

Desenho: .cafe.1727
Arte:

Photos from ICine's post 11/05/2022

Nesta quinta, 12/05, o GT Circulação Alternativa volta ao ar com mais uma sessão do Cineclube Conexões Interioranas. Bora falar de cinema de guerrilha?

Os cineastas Vitor AC, Fabrício Mafezoli e Milton Santtos estarão conosco para um bate-papo sobre os filmes que serão exibidos e sobre suas trajetórias. A mediação será de Victor Fisch.

🎬 Fugiu da Cabeça, de Vitor AC. Agudos/SP. 04’
Sinopse: Um rapaz esquece o que foi buscar na geladeira.

🎬 Algum Dia, de Vitor AC. Agudos/SP. 07’
Sinopse: Estar preso é ruim. Mas a liberdade pode se manifestar das mais diversas formas...

🎬 Milton – Cineasta da Vila, de Fabrício Mafezoli. São Bernardo dos Campos/SP. 26’
Sinopse: Com mais de 20 filmes lançados de maneira independente, a vontade de fazer cinema é o que move o cineasta Milton Santtos, morador da comunidade Vila São Pedro, em São Bernardo do Campo. “Milton - O Cineasta da Vila” narra a trajetória deste realizador desde a infância apaixonada pelo cinema até a superação dos obstáculos para conseguir produzir e exibir seus filmes.

📌 12/05 às 19h em https://youtube.com/icine

Photos from ICine's post 03/05/2022

Bora tirar os filmes e séries do HD?

Cineastas do interior e litoral paulista, o GT de Circulação Alternativa da ICine, abre novo levantamento de filmes, sejam, curtas, médias ou longas - metragens, e também séries e webséries. Essas obras devem ter sido produzidas ou rodadas no interior e litoral do Estado de São Paulo.

Este levantamento será disponibilizado para cineclubes do interior, como o Cineclube Conexões Interioranas, organizado pelo GT, e também para as Mostras e ações de difusão produzidas pela ICine. Os filmes só serão exibidos após contato e autorização de seus realizadores(as).

O formulário estará disponível para preenchimento até o dia 02 de junho pelo link: https://forms.gle/8RV2As4dRzfLpqkD7

25/04/2022

Venha fazer parte do 2º número da Revista Tintura de Amora!

Neste segundo número da Revista, que é um projeto do GT Preservação & Pesquisa da ICine, buscamos trazer reflexões sobre o trabalho desenvolvido por pesquisadores/as e cineastas militantes que utilizaram ou vem utilizando o audiovisual como ferramenta de luta e resistência.

Com o tema "Ativismo e cinema - histórias escondidas no sertão-mar dos interiores e litorais", pretende-se dar visibilidade a reflexões sobre os modos de articulação entre estética e política, engajamento militante e audiovisual, invenção formal, ativismo e as práticas cinematográf**as que emergiram nas últimas décadas, presentes no cinema produzido no interior e litoral paulista.

A revista está aberta para textos em formato de artigos, ensaios, entrevistas e análises sobre filmes de longas e curtas-metragens e sobre instalações audiovisuais que tenham como tema lutas envolvendo moradia, racismo, diversidades, decolonização, migração, gênero, direito à terra e educação, entre outras militâncias políticas, tendo como recorte geográfico o olhar para o interior e litoral do estado de São Paulo e seus/suas realizadores/as.

Receberemos artigos para o segundo número da Revista Tintura de Amora até 15 de junho de 2022.

Para submeter uma proposta à avaliação, o artigo deve estar formatado dentro das normas divulgadas no “Modelo para submissão de artigos” (https://bit.ly/3xKgG6f) e deve ser enviado ao e-mail [email protected] com o assunto “Submissão Revista Tintura de Amora nº2”.

Os artigos passarão pela avaliação da Comissão Editorial, em sistema de avaliação dupla sem identif**ação de autoria.

Arte: , colagem feita a partir da foto de Giovani Gasparetto do filme Selvagens de Diego da Costa.

Photos from ICine's post 22/03/2022

Fechando o mês de março teremos nesta quinta, 24, uma sessão do Cineclube Conexões Interioranas apenas com diretoras do interior.
Serão exibidos os curtas:

🎬 Terra Fértil em Tempo de Maré Cheia, Karen Furbino.
Sinopse
O nascimento é, em muitos povos, um momento de celebração e culto. No entanto, com o passar dos anos, a hospitalização do parto foi destruindo boa parte das raízes que nos ligavam à cultura ancestral. O documentário aborda histórias de mulheres que exerceram o ofício de partejar e trouxeram conhecimentos que vão além da formação obstétrica, apresentando o parto de forma natural e humanizada. A relação entre parteira e parturiente, as soluções não medicalistas e a espiritualidade aparecem como caminhos para a liberdade feminina ao mesmo passo em que representam uma conexão com a ancestralidade apagada pelo tempo.

🎬 Amor que não ousa dizer seu nome, Bárbara Roma.
Sinopse - A partir do encontro entre Leila e Michela, elas buscam na solidão uma da outra o desejo que surge de um sentimento inesperado.

Ao final da sessão as diretoras estarão presentes para um bate-papo.

Esperamos vocês no youtube.com/icine às 19h.

Webnário | Por dentro do edital de Novos Realizadores do FSA 07/03/2022

Webnário | Por dentro do edital de Novos Realizadores do FSA

https://www.youtube.com/watch?v=DkNHlvNsw64

Nesta segunda-feira, dia 7 de março, a partir das 18h, acontece o Webinário "Por dentro do edital de Novos Realizadores do Fundo Setorial do Audiovisual" com a produtora executiva Katia Ludemann

Venham!

Webnário | Por dentro do edital de Novos Realizadores do FSA Nesta segunda-feira, dia 7 de março, a partir das 18h, acontece o Webinário "Por dentro do edital de Novos Realizadores do Fundo Setorial do Audiovisual" com...

02/03/2022

Marca na agenda! 📆

Na próxima segunda-feira, dia 7 de março, a partir das 18h em nosso canal do youtube (link na bio) acontece o Webinário "Por dentro do edital de Novos Realizadores do Fundo Setorial do Audiovisual" com !

Vamos falar os detalhes que podem fazer a diferença para esse edital!

Mostra Interior em Expansão | Sessão 3: Anti Monocromia 18/02/2022

Mostra Interior em Expansão | Sessão 3: Anti Monocromia

https://youtu.be/A5Z14ALjCNg

Mostra Interior em Expansão | Sessão 3: Anti Monocromia Uma mostra de curtas-metragens produzidos por diretores do interior paulista é a programação on-line desta semana.Com curadoria do ICineforum, rede de cineas...

Mostra Interior em Expansão | Sessão 2: Etéreo Feminino 18/02/2022

Mostra Interior em Expansão | Sessão 2: Etéreo Feminino

https://youtu.be/bkke3uZUBE0

Mostra Interior em Expansão | Sessão 2: Etéreo Feminino Uma mostra de curtas-metragens produzidos por diretores do interior paulista é a programação on-line desta semana.Com curadoria do ICineforum, rede de cineas...

ICine - Fórum de Cinema do Interior Paulista

Quem somos

Somos uma entidade criada em 2019, durante o 1º Encontro de Cinema do Interior Paulista ocorrido em Rio Claro/SP, para organização e fomento da atividade cinematográf**a no interior de São Paulo.

Representamos uma rede de produtores, cineastas e exibidores presentes atualmente em 37 municípios do estado: Amparo, Águas de Lindóia, Araras, Assis, Avaré, Bauru, Bragança Paulista, Caçapava, Campinas, Cândido Mota, Hortolândia, Itu, Jacareí, Jaguariúna, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Limeira, Marília, Paulínia, Pindamonhangaba, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, Salto, Santa Gertrudes, São Carlos, São José dos Campos, São Pedro, Serra Negra, São José do Rio Preto, Socorro, Sorocaba, Tietê, Ubatuba e Valinhos.

E estamos concentrados em quatro Grupos de Trabalho: Fomento, Circulação Independente e Alternativa, Circulação Comercial e Preservação e Pesquisa.

Videos (show all)

Em parceria com o SESC Sorocaba (@sescsorocaba) a ICine traz a “Mostra Interior em Expansão” apresentando filmes que con...
ICine - Expansão de território: a caravana Janeiro/2021. A ICine até aqui, é uma ideia forte e já levada ao mundo. Afina...
Hoje completamos 2 anos. Tanta coisa já aconteceu e tanto ainda há por vir.51 cidades já estão representadas na ICine: A...
Convidamos o multiartista Daniel de Almeida  para falar um pouco sobre Cinema e interior paulista. Daniel nasceu em Alag...
Assista HOJE, às 20h, no link da bio🎗 #SetembroAmareloInscrições do Tempo no Corpo Presente, um filme de Kit Menezes (@k...
Na noite de 29 de julho, assistimos a mais uma tragédia anunciada - como tantas recentes.E o que se perde quando o prédi...
I Seminário Internacional de Acervos Audiovisuais Regionais | Semana Amilar Alves 2021
Afronte (2017) | Trailer