Sentido da Alma
Terapias de bem estar numa perspectiva de corpo, mente e espírito
08/12/2024
Na montanha russa que é a Vida há que sentir.
Sentir no "baixo" todas as emoções menos bonitas que se apregoam como adequadas e se escondem.
Sentir a tristeza, sentir a dor, sentir o medo de não alcançar aquilo que a Alma pede e sabe.
Sentir que elas fazem parte, sentir mesmo sendo mais "feias" são elas que nos ensinam que há um outro lado. Mesmo nos momentos em que o "p***a, isto doi!" doi mesmo como só cada um sabe.
Mas é também sentir cada vez mais que depois da descida vertiginosa vem também uma subida de paisagens maravilhosas.
Sentir que se não fosse o caraças da descida e o fundo não iriamos aproveitar a subida e o pico.
Sentir que talvez desta vez o vale não seja tão profundo.
Sentir em que parte de nós está a luz e a tenacidade.
Sentir até que ponto se sente, se sente e se sonha.
E apartir daí reerguer🤍
09/11/2024
Na luz.
Na sombra.
Na vida.
Nos portais que escolhemos atravessar de modo consciente e inconsciente.
Que saibamos sempre que Casa é dentro de nós.
Que o Sol que vive e brilha dentro de nós é imenso e maior que qualquer sombra e dor.
22/10/2024
Tal como no Caminho também na Vida nem sempre o piso que pisamos é estavel e seguro.
E tal como no Caminho também na vida por vezes escorregamos.
Nada nos diz que temos de o percorrer (ao Caminho e à Vida) em velocidade cruzeiro.
Podemos abrandar o passo, escolher bem onde pôr os pés até que o piso melhore e possamos voltar a caminhar mais confiantes.
Assim é no Caminho. Assim é na Vida.
Se gostavas de fazer parte de uma nova edição destas Viagens Com Sentido deixa o teu comentário abaixo.
12/10/2024
Nem sempre é leve.
Nem sempre é suave e colorido.
Queria entender, perceber. E na falta desse entendimento ao menos ser capaz de aceitar.
Olhar para a dor que surge em ondas gigantes intercaladas com momentos de calmaria e rezar para que elas vão diminuindo a sua intensidade e frequência.
No meio desta ondulação de mar de Inverno implica um esforço tremendo vir à superfície respirar. Olhar em volta na ânsia de ver a costa e saber para que lado nadar.
E aos poucos, muito lentamente, vislumbrar a terra para onde nadar, a boia à qual me agarrar. Confiando que não nado sozinha e que este movimento me vai levar a paisagens mais bonitas do que pensava e esperava.
✨️
Granola de trigo sarraceno e cacau
👉 250g trigo sarraceno
👉 300g flocos de aveia
👉 125g amêndoa
👉 80g mel
👉 50g óleo de côco
👉 25g cacau em pó
👉 40g bagas de goji
☀️ Demolhar o trigo sarraceno minimo 2h
☀️ Lavá-lo e escorrer
☀️ Triturar a amêndoa
☀️ Misturar o trigo sarraceno, a amêndoa e os flocos de aveia
☀️ Levar ao lume a aquecer o mel, o óleo de côco e o cacau em pó
☀️ Quando estiver bem dissolvido e homogéneo incorporar na mistura de secos
☀️ Levar a forno pré aquecido a 180⁰ durante cerca de 20'.
☀️ Depois de arrefecer juntar as bagas de Goji
☀️ Guardar num recipiente hermético.
Nota: as amêndoas podem ser substituídas por avelâs
17/09/2024
Panquecas de trigo sarraceno
👉 1 chavena trigo sarraceno
👉 1 chavena Flocos de aveia
👉 1 chavena bebida vegetal
👉 6 nozes
👉 1 pitada de sal
👉 8 gotas de oleo essencial de laranja
👉 1c chá fermento em pó
☀️ Lavar o trigo sarraceno e escorrer
☀️ Juntar todos os ingredientes
☀️ Triturar
☀️ Numa frigideira colocar um pouco de óleo de côco
☀️ Quando estiver bem quente ir deitando colheradas da massa
☀️ Quando surgirem pequenas bolhas na massa está pronto a virar
☀️ Servir com topping a gosto
Partilha comigo se vais experimentar🤍👇
07/09/2024
ᴏᴜᴠɪʀ ᴀ ᴠᴏᴢ ᴅᴀ ɴᴏssᴀ ᴀʟᴍᴀ é ᴀssᴜᴍɪʀ ɴᴀ íɴᴛᴇɢʀᴀ ᴏ ᴛᴀᴍᴀɴʜᴏ ᴅᴀs ɴᴏssᴀs ᴀsᴀs.
Quantas vezes o medo surge? O receio que não dê certo, o receio que seja demais... até talvez o receio de correr bem...
Diz-se que os atos de coragem ocorrem porque a dor de ficar onde se está se torna maior do que o medo da incerteza de assumir o controlo da nossa vida e escolhermo-nos.
Que sejamos cada vez mais conscientes da nossa força e do nosso poder pessoal.
Que tenhamos cada vez mais a noção do tamanho das nossas asas e do quão alto podemos voar.
28/08/2024
Que sejas o sol que procuras☀️
09/08/2024
Em dias nublados da Alma saiba eu apanhar o sol.
Saiba eu pegar na sua luz e com ela fortalecer a minha.
Em dias nublados da Alma saiba eu (re)encontrar-me as vezes que forem necessárias.
Saiba eu que esse aparente desvio e perda fazem parte do caminho.
Em dias nublados da Alma saiba eu ver a luz que brilha em mim.
19/06/2024
Sair da zona de conforto.
Colocar-me em frente a uma câmara fotográfica e perceber que afinal não era tão difícil assim.
Perceber (uma vez mais) que no meio da natureza se torna tão mais fácil ser quem sou.
E olhando para estas fotos perceber o caminho que fiz. Ver nelas o reflexo das descobertas internas, dos trambolhões, das escolhas. Ver nitidamente que não há tanto tempo assim seria impossível este à vontade, esta leveza e esta feminilidade.
Feliz pelo meu Caminho🤍
📸 Sessão realizada pelo olhar da .fotografia
💇♀️ Cabelo preparado pela incrível .bfreitas
19/05/2024
Há Caminhos. E depois há "Caminhos"❤️
Ontem chegou ao fim (teoricamente) o meu primeiro Caminho a guiar outros no Caminho de Santiago.
Esta Viagem Com Sentido chegou-me no ano passado, poucos metros depois de ter dado os primeiros passos junto a Sarria.
Guiada por esse sentir permiti-me criar, lançar ao mundo e depois apenas aguardar. E foi tão bonito ver o grupo a formar-se, ver as sinergias e a magia acontecer!
E mesmo nesta certeza e com esta guiança o medo e a ansiedade surgiram no dia de colocar a mochila às costas. O peso da responsabilidade, o medo de não ter criado o suficiente, de não ser capaz de trazer a quem confiou em mim aquilo que buscavam.
Mas o Universo sabe o que faz!
Nestes dias criou-se algo que não sei explicar por palavras... Criou-se uma bolha de Amor. Acolhi e fui acolhida. Senti-me a ser canal mas também recetora. Senti-me no lugar onde a minha Alma quer estar e no qual é feliz.
Ri ao ponto de não me conseguir endireitar.
Chorei de alegria.
Chorei de dor.
Recuei a vidas passadas.
Senti-me pequena com o peso do que me foi transmitido.
Senti-me de coração a rebentar ao assistir ao poder curador das medicinas da terra.
E senti acima de tudo um orgulho imenso e uma honra ao assistir ao caminho interno de cada um destes 9 seres maravilhosos que me permitiram dar-lhes a mão, alguns perfeitos desconhecidos. A vossa entrega, o brilho do vosso olhar, da vossa pele, a gargalhada leve e a energia que se vê a vibrar em vosso redor são muito maiores do que se consegue explicar!
E sim, orgulho-me também de mim. Pelo que criei. Pela forma como decorreu. Por neste Caminho dentro do Caminho conseguir ouvir a minha Alma com uma nitidez que ainda me assusta mas que estou (com estes caminhantes) a aprender a aceitar e honrar.
Venho feliz para lá das nuvens🤍
👉 Este marca livros lindo foi criado em exclusivo para estes caminhantes e é da autoria da fada
03/04/2024
Dias de nevoeiro...
Às vezes tem dias assim tanto lá fora como dentro de nós.
Dias em que não conseguimos ver adiante.
Dias em que embora já tenhamos visto o que está para lá das nuvens questionamos, duvidamos se será mesmo assim ou se era ilusão nossa...
Dias em que até o conhecido provoca ansiedade e receio de ir adiante...
Há dias mais densos assim...
Mas tal como lá fora eis que a luz do Sol dentro de nós se torna mais forte.
Eis que a névoa dissipa aos poucos e voltamos a ver o caminho.
Por vezes, como nestas fotos, basta apenas alguns minutos.
Outras vezes haverá em que a névoa permanece por mais tempo.
O certo é que nem a névoa nem o Sol permanecem para sempre e essa dança mágica faz parte da vida.
Clique aqui para solicitar o seu anúncio patrocinado.