Antro do DM
Conteúdo sobre Jogos Narrativos (Shadowdark, Dungeons and Dragons, etc), Pintura de miniaturas e videojogos.
02/04/2026
Sábado dia 11 de Abril temos mais um evento da !
Volto com a mesa de RPG , com uma aventura em Shadowdark.
Como habitual será no Mercado Municipal de Braga, as 15h30 e a participação é gratuita.
Para garantir o lugar e que a sessão vá acontecer será necessário inscrever-se recorrendo ao formulário de inscrição que poderão encontrar aqui: https://forms.gle/MHwLXzoxUkUnXj297
Sinopse: Depois de uma longa caminhada, chegam finalmente à pequena aldeia de Winterhaven ao cair da noite. Ansiosos por uma refeição quente e o conforto de uma cama procuram a taberna, mas encontram uma multidão em alvoroço, o desespero paira no ar, e vocês rapidamente sentem que a bravura de aventureiros será requisitada.
Cinco crianças estão desaparecidas, desde o pôr-do-sol que a milícia local saiu à procura delas.
Pistas levaram os até umas antigas ruínas de uma cripta abandonada na floresta, com sinais de ter sido recentemente reaberta. Eles entraram para tentar encontrar as crianças mas nunca mais foram vistos. Horas já se passaram e o pior começa a temer-se, mas a vossa chegada é vista como um milagre de Santa Terragnis. "Aventureiros! Por favor ajudem-nos..."
Os primeiros 5 inscritos serão contactados para depois confirmarem a sua presença, os restantes ficam automaticamente em lista de espera.
Espero ver-vos por lá!
17/01/2026
No último sábado decorreu o primeiro evento de 2026 da .
Levei o desafio de um Gauntlet de Shadowdark, e este foi o grupo que corajosamente respondeu ao desafio!
Foram fantásticos e proporcionaram uma sessão muito divertida!
No final conseguiram levar os aldeões, dos quais sobreviveu a maior parte, até a saída.
Obrigado pela participação e grandes momentos que proporcionaram durante a tarde.
Se correr tudo bem talvez regresse em Março ou Abril com uma nova aventura, quem sabe até uma one-shot num sistema diferente, ando com vontade de experimentar algumas coisas diferentes, e tenho estado de olho nos RPGs Dragonbane e Fallout!
Carlos Cláudia Walter Diana
05/01/2026
É já este sábado dia 10 que temos o primeiro evento da de 2026!
Para este evento trago a mesa de RPG um Shadowdark Gauntlet para os mais destemidos.
Como habitual será no Mercado Municipal de Braga, as 15h30 e a participação é gratuita.
Para garantir o lugar e que a sessão vá acontecer será necessário inscrever-se recorrendo ao formulário de inscrição que poderão encontrar aqui: https://forms.gle/KCSfEbUbk8hhADPf9 :)
Sinopse: Uma aventura onde simples personagens de nível 0, ferreiros, taberneiros, agricultores, simples aldeões serão confrontados com a terrível tarefa de sobreviver numa masmorra desenhada para os matar. Cada jogador receberá 3 ou 4 aldeões, personagens de nível zero pré-feitos, mas apenas controlam um de cada vez. Quando um morre, seguem a aventura com o seguinte. A escuridão é ela própria um inimigo, os recursos são escassos, e o tempo está contra vocês.
Quem se vai levantar e bravar a escuridão, e quem sabe, talvez encontrar o caminho para a liberdade?
Os primeiros 5 inscritos serão contactados para depois confirmarem a sua presença, os restantes ficam automaticamente em lista de espera.
Espero ver-vos por lá! Bom ano!
29/12/2025
Não podia terminar o ano sem voltar a partilhar alguns dos momentos com este fantástico grupo!
Temos continuado com a campanha de Shadowdark, em Penumbra onde eles tem mostrado imensa astúcia, imaginação e coragem.
Depois de várias semanas voltaram a aldeia onde tudo começou, mas as areias do tempo escorrem e não esperam por ninguém, a floresta a volta de Wardenwood foi corrompida por uma poderosa Hag, e que a mesma era na realidade Drussila, uma herbalista que ajudava frequentemente os aldeões, ou assim eles pensavam. Mas sem ninguém para travar a sua sede de terror e sofrimento, que para ela são fonte de alimento e poder, Drussila executou os seus planos e Wardenwood foi consumida pela floresta corrupta, que se alimentou dos aldeões de Wardenwood, mantendo-os vivos e presos entre vinhas numa tormenta eterna. A muito custo, com mais dois personagens a darem a vida pela Penumbra, derrotaram a Hag!
Antes de perecer Drussila mencionou que ela era um mal menor, e que sem ela a Penumbra está perdida e que Mugdulblub, seja lá o que isso for, os irá dissolver a todos! Mas o quanto se pode confiar na palavra de uma Hag? :)
Na próxima sessão o grupo irá acolher dois novos personagens, e escolher o caminho que querem seguir para continuar a escreverem a sua história na Penumbra!
Eles têm sido fantásticos, abraçaram a filosofia e estilo de Shadowdark e do Old School RPG e tentam sempre pensar fora da caixa (e fora da ficha de personagem) para resolver os problemas que o mundo lhes apresenta. Estou super entusiasmado com esta campanha, os personagens tem proporcionado momentos brutais e estou mortinho para ver o que eles vão fazer de seguida!
10/12/2025
Nestes dois últimos fins de semana prolongados de Dezembro corri então duas sessões especiais de "Halloween", que é como quem diz sessões de Dark Places & Demogorgons, onde voltamos aos belos anos 80, e somos teens na cidade americana de Jeffersontown onde acontecem coisas estranhas, e claro como os adultos são inúteis, apenas aqueles cheios de imaginação e coragem estão a altura de enfrentar estes mistérios!
Adoro estas sessões, ao som das épicas músicas que marcaram os 80s, com muito role play, e alguns jogadores a virem vestidos a rigor, os grupos criam sempre momentos fantásticos e que serão lembrados e falados por muito tempo!
Obrigado a todos por terem vindo e proporcionado serões épicos!
Cast do Grupo do 30.11:
- , Der Dennis Von Nürnberg, Preppy
- , Aurélis Rodriguez, Goth
- , Leonard Saft, Geek
- César, Mark Thomson, Bully
Cast do Grupo do 07.12
- Cristiano, "Big" Roddy, Bully
- , Jason Maher, Geek
- , Saiorse Gallagher, Science Kid
- , Mark Miller, Karate Kid
05/11/2025
Este último sábado foi a sessão especial de Halloween!
Este ano quis voltar às origens e voltar a correr Strahd Must Die Tonight, onde os jogadores tem um tempo limitado para explorar o Castelo Ravenloft, encontrar relíquias e itens mágicos de poder que os ajudará na confrontação final contra o terrível Conde Strahd von Zarovich!
Obviamente corri isto, pela primeira vez, usando o meu sistema favorito atual, Shadowdark!
Encaixa perfeitamente neste cenário e foi super fácil de adaptar, o que é compreensível dado que o módulo original foi escrito para a 1a edição de D&D!
Foi uma tarde e noite muito bem passada, o grupo foi incrível e proporcionou grandes momentos!
Conseguiram chegar à luta contra o Strahd com duas das três principais relíquias, dois caíram e tornaram-se spawns do Strahd na luta final, mas ainda assim conseguiram sair vencedores!
O grupo foi então composto por:
- Allie, Human Witch -
- Driel, Dwarf Fighter -
- Rufa, Dwarf Sea Wolf -
- Veldrin, Elf Wizard -
- Xispa, Goblin Priest of Ord -
Obrigado por terem participado e por todos os momentos brutais que criaram a mesa, e parabéns por terem libertado Barovia, pelo menos para este ano! :P
Mas como Halloween é quando quisermos e este ano o feriado não calhou muito bem, irei na mesma realizar as habituais sessões de Dark Places & Demogorgons com outros dois grupos nos fins de semana colados aos feriados de 1 e 8 de Dezembro!
10/10/2025
Shadows over Sanctuary, a campanha continua, já com 14 sessões em apenas 3 meses, estes 5 aventureiros continuam a desbravar as selvas a sul do antigo império de Khejistan.
Mergulhados no meio de uma invasão por aquele que outrora foi um dos grandes heróis e generais do Império, Rakkis lidera uma brutal cruzada contra tudo o que representa a religião Zakarum e ainda ninguém sabe o porquê.
No meio disto tudo, demônios vindos dos Infernos surgiram na selva, flora e fauna transformam-se debaixo da corrupção que lentamente se espalha! Terror, ódio e destruição devastam o sul de Estuar!
Temos nos divertido imenso e fico ainda mais entusiasmado por guiar este grupo usando o hack que criei para Shadowdark e por um mundo e lore que tanto adoro!
O perigo é constante e o sentimento que a morte está ao virar da esquina está bem presente, isto mesmo com algumas das regras implementadas que trazem alguma longevidade acrescida. Baladiça, uma Rogue of the Sightless Eye perdeu a vida depois de 11 sessões, mas outra Rogue do mesmo clã rapidamente se veio juntar a este peculiar grupo, que ainda esta à procura de encontrar o seu Balanço!
03/09/2025
E em Setembro regresso ao evento da com mais uma sessão de introdução aos RPGs!
Como habitual será no Mercado Municipal de Braga, as 15h30 e a participação é gratuita.
Para garantir o lugar e que a sessão vá acontecer será necessário inscrever-se recorrendo ao formulário de inscrição que poderão encontrar aqui: https://forms.gle/NvkBwgjM1Pimyxty9
Usando o sistema Shadowdark, irei correr uma sessão direcionada para quem nunca jogou um jogo narrativo, ou quem só experimentou mas não teve oportunidade de jogar mais e gostaria de voltar a jogar, eu explico tudo o que é necessário à medida que jogamos!
Mesmo que tenhas participado na última sessão deste género que corri e tiveres vontade de jogar, podes vir pois eu irei correr uma aventura/narrativa diferente ;)
Os primeiros 5 inscritos serão contactados para depois confirmarem a sua presença, os restantes ficam automaticamente em lista de espera.
Vem descobrir o mundo dos jogos narrativos, numa experiência que vem desafiar a tua imaginação!
Dia 13 de Setembro, Mercado Municipal de Braga, às 15h30
09/08/2025
Aqui está a versão final e disponível em link https://tinyurl.com/ShadowsOverSanctuary1 , a primeira zine de Shadows over Sanctuary, um suplemento para Shadowdark para trazer o mundo de Diablo para a mesa naquele que é de momento o meu sistema favorito.
Tudo começou com umas ideias mais básicas para uma campanha de shadowdark neste mundo com o meu grupo semanal, mas eventualmente evoluiu e decidi criar algo para partilhar não só com os meus jogadores mas também com a comunidade.
A primeira zine tem novas classes e mecânicas de progressão, as próximas irão introduzir também dicas para adaptar monstros de Shadowdark e um sistema para items mágicos, e claro pelo menos uma nova classe.
Este é um projecto de paixão que estou a realizar no meu tempo livre, irei tentar desenvolver e partilhar uma zine a cada trimestre.
06/07/2025
Depois de nove meses de playtest, tivemos a nossa sessão zero para começar a campanha onde vamos usar o hack para Shadowdark que tenho estado a escrever! Não diria que tenho uma versão ainda final, mas estamos perto e estou confiante o suficiente para dar inicio a uma campanha usado estas alterações.
Este hack propoe trazer o mundo de Sanctuary, da franchise de Diablo para o sistema de Shadowdark. Adoro a lore e o mundo de Sanctuary. Estou a trazer este hack num formato de Zine, a moda dos anos 70s e 80s quando o hobby começou e que tem resurgido em força, a primeira vai estabelecer algumas alterações em algumas regras de Shadowdark e disponibilizar cinco classes, cada uma delas com quatro especializações para se escolher. A medida que vou desenvolvendo e alterando mais coisas, irei libertar novas Zines. Os meus jogadores são obviamente o "publico alvo" destas, mas tenho todo o prazer em partilhar as mesmas com a comunidade uma vez que cada Zine fique num estado que considere suficientemente bom para ser partilhado.
Este é um projecto de paixão meu que exploro no meu tempo livre e principalmente para usar nas minhas campanhas e compreendo que as alterações propostas possam não ser para todos. Estou super satisfeito com o playtest que fizemos e estou super entusiasmado com a campanha que ai vem!
Se alguem tiver curiosidade ou interesse e quiser ver a versão actual da Zine, não final mas quase, falta praticamente rever alguns promenores de layout e por vezes corrigir uma gralha ou outra, podem enviar mensagem privada e partilharei o link para o documento. Mas a correr tudo bem irei brevemente partilhar o link aqui no Antro também.
Um grande obrigado ao , , , , Vitor e Cristiano que me acompanharam durante o playtest.
25/06/2025
Na última quinta aproveitamos o feriado para jogar Ten Candles RPG!
Já joguei algumas vezes mas foi a primeira vez que corri uma sessão. Foi mais uma vez uma experiencia fantástica, este grupo já se conhece bem e funcionam perfeitamente em qualquer tipo de narrativa. Para dois foi uma nova experiencia mas eles abraçaram a premissa, especialmente tudo o que torna este jogo diferente e único, e todos promoveram um ambiente perfeito e contribuíram para uma narrativa "horrivelmente" espetacular.
Se nunca jogaram Ten Candles procurem um pouco sobre o mesmo e experimentem quando puderem, a primeira vez que joguei, isto já há uns anos, mudou completamente a forma como via jogos narrativos e ajudou-me imenso, mesmo para o papel de GM em outros RPGs.
Gostei bastante correr esta sessão e quero certamente repetir! Altamente Recomendado!!!
10/06/2025
Em Abril dei inicio a uma nova campanha de Shadowdark com este fantastico grupo!
Eles abraçaram Shadowdark logo a partida e tem-me dito que estão a adorar.
Vamos explorar o misterioso vale da Penumbra, baseado no setting do Gloaming do Cursed Scroll #1 de Kelsey Dione, uma floresta antiga cheia de ruinas e onde da seiva das arvores nascem demonios que procuram corromper e conquistar os poucos pontos de luz estabelecidos pela civilização!
Já tivemos três sessões e está a ser fantastico, eles estão muito empenhados em estarem envolvidos no mundo, deixar a sua marca e claro descobrir os mistérios e tesouros da Penumbra!
A correr tudo bem será uma campanha para durar meses, vou partilhando mais sobre estas aventuras.
Clique aqui para solicitar o seu anúncio patrocinado.
Categoria
Entre em contato com o negócio
Website
Endereço
Braga