Lisima

Lisima

Compartilhar

Lisima está focada nas comunidades da região do Tempué.

Photos from Lisima's post 28/05/2026

Os jovens da região da Lisima têm vindo a desempenhar um papel cada vez mais importante na forma como os seus territórios são compreendidos e geridos. O seu conhecimento e participação contribuem para os meios de subsistência locais e ajudam a moldar o futuro destas paisagens.

Através da iniciativa de mapeamento comunitário liderado por jovens, os conhecimentos locais estão a ser mapeados e documentados, incluindo fontes de água, áreas agrícolas, zonas florestais e caminhos, utilizando ferramentas co-desenhadas com a própria comunidade.

Ligado ao nosso programa de agricultura, este trabalho apoia decisões mais informadas sobre onde plantar, como a terra é utilizada, como os recursos são protegidos e de que forma as comunidades planeiam o seu futuro.



📷 Victoria Marques

Photos from Lisima's post 20/05/2026

A nossa equipa do Projecto de Monitorização Hidrológica e Meteorológica (HMMP) viajou recentemente por Angola para instalar e modernizar estações de monitorização. A monitorização hidrológica desempenha um papel importante na compreensão de como os sistemas fluviais mudam ao longo do tempo.

O trabalho incluiu a instalação de equipamentos de monitorização na Ponte do Kwanza, na província do Bié, a modernização de estações no Huambo e em Menongue, e a melhoria da transmissão de dados na estação do rio Lungue-Bungo. Um dos principais marcos da viagem foi o trabalho realizado na bacia do rio Kwanza. Esta estação está agora a recolher dados sobre o caudal do rio e as condições climáticas num sistema fluvial que ainda não tinha sido bem monitorizado.

As condições durante a viagem foram desafiantes em alguns momentos. A instalação de equipamentos na Ponte do Kwanza exigiu o uso de cordas e ferramentas eléctricas enquanto a equipa trabalhava suspensa na estrutura da ponte. O mau tempo, as estradas difíceis e o sinal fraco em algumas áreas também acrescentaram desafios ao trabalho.

A rede HMMP faz parte de esforços mais amplos para construir dados hidrológicos de longo prazo em toda a Bacia do Cubango-Okavango, fornecendo dados partilhados que podem apoiar a gestão da água e a tomada de decisões em toda a região.

Photos from Lisima's post 15/05/2026

A paisagem da Lisima transforma-se durante a época das chuvas. Entre a vegetação densa e o solo húmido, começam a surgir os tortulhos.

Para um olhar menos experiente, passam despercebidos, mas para quem conhece a floresta, fazem parte de um conhecimento tradicional passado de geração em geração. Sabem onde procurar, sabem quando colher e, mais importante ainda, sabem quais são seguros para consumir.

Nesta altura do ano, muitos membros das comunidades passam dias na floresta a recolher tortulhos. O tortulho é rico em proteína e fibra, sendo muito valorizado e apreciado de maneira geral em Angola e neste caso na região de Lisima, servindo de acompanhante de molho para se comer com funge.


📷 Victoria Marques

Photos from Lisima's post 08/05/2026

Após cinco dias intensivos no Huambo, concluímos um workshop integrado ao Projecto Lisima, a iniciativa nacional de Angola para a conservação da Torre de Água das terras Altas de Angola, um sistema hidrográfico fundamental que sustenta a biodiversidade, a segurança hídrica e os meios de subsistência em toda a África Austral.

Através de uma combinação de sessões teóricas e práticas com visitas a áreas florestais e concessões activas, os participantes reforçaram as suas capacidades técnicas em metodologias de certificação florestal, identificação e gestão de riscos ambientais, bem como na utilização de ferramentas de avaliação, monitorização e gestão no terreno.

O workshop foi realizado em parceria com a Conserve Global, com apoio financeiro da Rainforest Trust e da Soil Association, em colaboração com o Ministério do Ambiente (MINAMB), o Instituto Nacional da Biodiversidade e das Áreas de Conservação (INBAC) e o Centro de Ecologia Tropical e Alterações Climáticas (CETAC), contando ainda com a participação de especialistas de diversas entidades governamentais e da sociedade civil.

Como próximo passo, as instituições participantes irão utilizar o enquadramento desenvolvido de forma colaborativa como base para adaptar normas provisórias de certificação florestal ao contexto nacional angolano, contribuindo para o reforço da gestão florestal sustentável a longo prazo na região.


📷 Victoria Marques

07/05/2026

New DNA analysis by Stanford’s Petrov Lab in the School of Humanities and Sciences reveals the Ghost Elephants of Angola’s Lisima Landscape are closely related to populations in Namibia – hundreds of miles away.

The samples were collected from elephant dung as part of recent expeditions chronicled in the documentary film – GHOST ELEPHANTS – by acclaimed director Werner Herzog and featuring Steve Boyes. The film follows Boyes, fellow Explorer and Angola Country Director .costa, a team of three KhoiSan master trackers and local community experts and guides, on a quest to uncover the secret lives of Angola’s ghost elephants. They embark on a journey to reveal how these elusive giants have remained hidden to the outside world, known only to the local communities with which they share this highland landscape. Read more:https://news.stanford.edu/stories/2026/05/ghost-elephants-dna-research

Ghost Elephants is now streaming on and .

🇦🇴


📸 Kostadin Luchansky / The Wilderness Project Archive

Photos from Lisima's post 06/05/2026

A primeira expedição do ano da equipa de Desenvolvimento Comunitário levou-nos de volta ao Alto Cuito, para dar continuidade ao plano agrícola de 2026 acompanhando os viveiros, apoiando o plantio de árvores e monitorando as sementes e insumos distribuídos no ano passado.

Paralelamente, havia uma missão que parecia simples: reunir os 10 membros fundadores para assinar oficialmente os documentos da constituição da cooperativa Mwono Mauha/Vida nova.

Tarefa simples até ser colocada num território onde a comunicação não circula à velocidade de uma rede. Alguns membros estavam nas lavras. Outros em actividades familiares em aldeias distantes. Muitos encontravam-se na floresta, a colher tortulho, já que é época das chuvas.

Com o apoio de uma motorizada e muita persistência, a mensagem percorreu longas distâncias, de aldeia em aldeia, de lavra em lavra.

Nove assinaturas foram reunidas. E, nas últimas horas do nosso último dia, chegou o décimo membro. Cansado, depois de uma viagem de quase 70 km, ainda a carregar seus pertences, ele veio porque sabia o quanto sua presença importava. Isso era algo que o grupo estava construindo há meses.

É assim que nascem as cooperativas na paisagem, sem pressa, com compromisso e confiança. Com o apoio de parceiros como o IDA e o IDF, estes passos, apesar de complexos, estão a fortalecer sistemas agrícolas liderados pelas comunidades.



📷 Victoria Marques

24/04/2026

As matas de miombo das cabeceiras de Angola sustentam a integridade ecológica de toda a Bacia do Cubango-Okavango. Nestas paisagens remotas, onde a monitorização consistente é limitada, o sucesso da conservação depende do fortalecimento de sistemas de governação local, assentes no conhecimento comunitário e em relações duradouras com o território.

Os Tunyiungi va Lisima, “os Vigilantes”, são um sistema comunitário de monitorização e protecção florestal que opera na paisagem de Lisima, em Angola. Identificados pelas suas comunidades e orientados pela liderança tradicional, baseiam-se em gerações de gestão consuetudinária. Realizam patrulhas nas florestas, rios e savanas, monitorizando a fauna, o fogo e a actividade humana, ao mesmo tempo que mapeiam os domínios tradicionais e locais ecológicos e culturais-chave, combinando conhecimento local com ferramentas modernas.

Só em 2025, a rede de Vigilantes cresceu para 82 monitores activos em oito regedorias, trabalhando com oito Regedores e 35 Sobas. As patrulhas levaram à detenção de comerciantes ilegais de fauna e à apreensão e intercepção de carne de caça proveniente de dezenas de animais. Também apoiaram 20 mulheres e raparigas na monitorização dos sistemas fluviais e da pesca em duas aldeias. Com 15.000 km² agora mapeados e sob gestão tradicional reforçada, os líderes comunitários relatam sinais iniciais de redução da pressão de caça e aumento da presença de fauna em áreas anteriormente afectadas.



📸 Tucunaré Lopez

Photos from Lisima's post 15/04/2026

Estamos a co-liderar um workshop técnico de formação de cinco dias no Huambo, reunindo parceiros do governo e da conservação para fortalecer a gestão florestal sustentável numa das paisagens ecológicas mais importantes de Angola.

O workshop faz parte do Projecto Lisima, a iniciativa nacional de Angola para conservar a Torre de Água das Terras Altas de Angola (AHWT), um sistema crítico de cabeceiras que sustenta a biodiversidade, a segurança hídrica e os meios de subsistência em toda a África Austral.

A formação está a ser realizada em parceria com a Conserve Global e a Soil Association, em colaboração com o Ministério do Ambiente (MINAMB) e o Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação (INBAC), com especialistas provenientes do governo e da sociedade civil.

A AHWT alimenta importantes sistemas de água doce na região, incluindo o Delta do Okavango. Esta paisagem enfrenta uma pressão crescente devido à desflorestação e ao uso insustentável da terra, com capacidade técnica ainda limitada para a gestão florestal a longo prazo.

Photos from Lisima's post 10/04/2026

O Governo de Angola, prestando apoio institucional, através do Ministério do Ambiente (MINAMB) e do Instituto Nacional da Biodiversidade e das Áreas de Conservação (INBAC), formalizou um reforço da cooperação internacional para fortalecer o Projecto Lisima, uma iniciativa nacional dedicada à conservação da Torre de Água das Terras Altas de Angola, reconhecida como uma das paisagens mais importantes de África.

A iniciativa será implementada pela Fundação Lisima, em colaboração com a Conserve Global, com apoio financeiro da Rainforest Trust.

A Torre de Água das Terras Altas de Angola constitui a origem dos rios Cubango, Cuito, Zambeze, Kwando e Kwanza, sustentando ecossistemas e comunidades em toda a África Austral, incluindo o Delta do Okavango, reconhecido internacionalmente. A protecção desta paisagem é fundamental para a segurança hídrica regional, a conservação da biodiversidade e a resiliência climática, objectivos que poderão ser reforçados através de acções lideradas pelo Governo, com base no quadro de conservação do MINAMB e do INBAC.



📸 Jeny Guyton

Photos from Lisima's post 02/04/2026

No mês passado, o nosso próprio Kerllen Costa, Director para Angola do Projecto da National Geographic da Vida Selvagem do Okavango, esteve no Smithsonian National Museum of Natural History, ao lado do Embaixador de Angola para os Estados Unidos, da Ministra do Ambiente de Angola e da CEO da National Geographic Society, para assinalar os 50 anos da independência de Angola e a sua liderança no ramo da conservação. Henry, o maior elefante alguma vez registado no mundo, um angolano, esteve entre os destaques da noite, assim como o novo documentário da Disney sobre os seus descendentes, Ghost Elephants.

O evento reuniu líderes, parceiros, cientistas e conservacionistas, incluindo o Dr Steve Boyes que lidera o , todos a trabalhar para garantir a protecção a longo prazo da Torre de Água de Angola e das suas zonas húmidas.

Lisima Lya Mwono, “Fonte da Vida”, foi reconhecida como o primeiro Sítio Ramsar de Importância Internacional de Angola. Este reconhecimento reflecte anos de colaboração com e entre comunidades, governo e parceiros para proteger as nascentes que sustentam alguns dos rios mais importantes da África Austral.



📸 Photos by Elman Studio for National Geographic

Quer que o seu organização seja a primeira Sociedade Sem Fins Lucrativos em Luanda?
Clique aqui para solicitar o seu anúncio patrocinado.

Entre em contato com a organização

Endereço

Condomínio Boulevard, Talatona, Via Al 16, Casa C11, Luanda Sul
Luanda